SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivo geral
· Integrar as açoes de cuidar e
educar favorecendo experiências significativas e um contexto educativo humanizante na educação
infantil
Objetivos especificos
- Refletir
sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado com a higiene;
- Valorizar
atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·
Incentivar
bons hábitos de higiene e alimentação ;
- Adotar hábitos de higiene, autocuidado e alimentação saudável,
respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
- Adquirir noções sobre a
higiene em nossa vida, conhecendo a importância e a necessidade de se ter
uma boa higiene.
Conteúdos:
Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita,
natureza e sociedade e identidade e autonomia.
Agrupamento:
02-03 anos
Tempo estimado: 4
encontros
Recursos:
·
3 roupas de palhaço
·
Tinta para pintar o rosto
·
Xampu
·
Condicionador
·
Creme dental
·
Escova de dente
·
Cotonetes
·
Fio dental
·
Esponja para banho
·
Pente
·
Sabonete
·
Perruca
·
Vasilha de sorvete
·
10 Papeis crafit
·
Giz de cera
·
Tinta guache
·
23 Garrafas peti
·
Tinta Guache (branca grande)
·
Pinceis
·
Fita crepe
·
Tesoura
·
E.V.A.
·
T.N.T. (vermelho)
·
Papel Carmem (vermelho)
·
Papel crafit
·
Espeto de churrasco
·
Tesoura
·
Copias ampliadas para os moldes
·
Elástico
·
Perfurador
·
Canetinha (preta)
·
Tesoura
·
Copos descartáveis
·
Frutas
·
Verduras
·
Foro de mesa
·
Vídeo; Castelo Rati- bum (/ratinho tomando banho)
·
Vídeo; Pata ti e Pata ta (Comer ,Comer)
·
Vídeo;
·
Musica; para dançar com as crianças
·
Musica; para o banho
·
Musica
·
Som portátil com entrada USB
·
Caixa Grande
·
Armação de madeira (fantoches)
·
Pen drive
·
CDS
·
DVD
·
Luvas
Desenvolvimento:
1° encontro:
29/08/2012
·
1 etapa- 07:30 as 08:30: Apresentar por meio de teatro com palhaços,
formando um grande circulo no chão com as crianças, o significado e importância
da higiene para sua vida. Logo em seguida fazer exposição de produtos básicos e
necessários para realização de uma higiene diária. Fazer uma sondagem sobre os
conhecimentos prévios que os mesmo tem a respeito do tema, por exemplo: quais
desses produtos vocês conhecem? Quais desses produtos vocês usam? Para que
serve? Como usar? . Logo em seguida um vídeo sobre banho.
·
2 etapa – 08:30 as 09:30: Montar um ambiente agradável para o banho com
musicas e bolhas de sabão. Colocar na porta do banheiro identificação. No momento do banho utilizar os produtos de
higiene relembrando a finalidade dos mesmos. Enquanto isso as outras crianças
estarão na outra sala com danças e brincadeiras dirigidas.(-)
·
3 etapa – 09:30 as 10:15 Dividir as crianças em cinco (5) grupos e fazer
cartazes com giz de cera sobre os hábitos de higiene aprendidos.
2°
Encontro: 05/09/2012
·
1
Etapa -7:30 ás 7:45: Levar as crianças para a escovação e
para passar fio dental ao som de musicas sobre higiene bucal.
·
2
Etapa- 7:45 ás
8:30: Confecção de dentinho com garrafa pet. Cada criança terá um dentinho
pré-confeccionado. Será utilizado tinta guache e pinceis. O objetivo é que as
crianças demonstrem o cuidado que devemos ter com os nossos dentes, por meio da
pintura.
·
3
Etapa-8:30 ás 9:30 Montar um ambiente agradável com musicas
para o banho(-).
·
4
Etapa-9:30 ás 10:15Fazer uma grande roda para assistir o
teatro de fantoches sobre como cuidar dos meus dentinhos. No teatro será
utilizado recursos reciclados.
3° Encontro:12/09/2012
1
Etapa-7:30 ás 7:45:
Relembrar os cuidados
que devemos ter com os dentinhos e ir para a escovação.
2
Etapa- 7:45 ás
8:30:
Por meio do desenho em
cartazes saber qual frutas as crianças já conhecem. As crianças irão desenhar
as frutas que lhe são familiares com tinta guache e pincel no papel craft. Em
seguida usando essa atividade (já que as mãozinhas estarão sujas de tintas),
ensinar a maneira correta de lavar as mãos e mostrar a importância desse ato
antes das refeições.
3
Etapa-8:30 ás 9:30
Prepara;ao para o Baile
de Mascaras, com salão de beleza ( hora do banho)
4
Etapa-9:30 ás 9:50
Montar um baile de
mascaras na salinha. Cada criança terá uma mascara de fruta. Enquanto a
musica(_) toca, as crianças vão identificando as frutas por meio das mascaras.
5
Etapa-9:50 ás 10:15
Fazer 5 grupos e
apresentar pequena porções de frutas para as crianças degustarem. Enquanto isso
será questionado: que fruta é essa? É azeda ou doce? Qual a cor? Você gostou? .
E assim mostrando o que pode ser feito com as frutas como: bolos, vitaminas,
sucos, tortas, etc.
4°
Encontro:19/09/2012
·
1
Etapa-7:30 ás 7:45: Levar as crianças para a escovação,
deixar eles mais autônomos em sua higienização.
·
2
Etapa- 7:45 ás
8:30:Vídeos sobre a alimentação (Patati
e Patatá: Comer Comer) retratando a importância das frutas e legumes em
nossa vida.
·
3
Etapa-8:30 ás 9:30:Realização do banho, relembrando a
importância da higiene do banho e para as crianças.
·
4
Etapa-9:30 ás 940: Brincadeira e danças (resgatando a
cantiga de roda).
·
5
Etapa-9:40 ás 10:15 Almoço Nutritivo: será realizado um
almoço para as crianças com verduras e legumes. Frisando sua importância para
terem uma vida saudável. Será feita a entrega dos kits de higiene (escova de
dente, sabonete, creme dental, pente, fio dental, cotonetes), para que as
crianças possam dar continuidade em casa ou na creche o que foi aprendido
durante todo o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário