Sequencia Didática Creche


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivo geral
·      Integrar as açoes de cuidar e educar favorecendo experiências significativas e  um contexto educativo humanizante na educação infantil
 Objetivos especificos
  • Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado  com a higiene;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·         Incentivar  bons hábitos de higiene e alimentação ;
  • Adotar hábitos de higiene, autocuidado e alimentação saudável, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
  • Adquirir  noções sobre a higiene em nossa vida, conhecendo a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene.
Conteúdos:
Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e identidade e autonomia.
Agrupamento:
02-03 anos
Tempo estimado: 4 encontros
Recursos:

·         3 roupas de palhaço
·         Tinta para pintar o rosto

·         Xampu
·         Condicionador
·         Creme dental
·         Escova de dente
·         Cotonetes
·         Fio dental
·         Esponja para banho
·         Pente
·         Sabonete
·         Perruca

·         Vasilha de sorvete
·         10 Papeis crafit
·         Giz de cera
·         Tinta guache

·         23 Garrafas peti
·         Tinta Guache (branca grande)
·         Pinceis
·         Fita crepe
·         Tesoura


·         E.V.A.
·         T.N.T. (vermelho)
·         Papel Carmem (vermelho)
·         Papel crafit
·         Espeto de churrasco
·         Tesoura

·         Copias ampliadas para os moldes
·         Elástico
·         Perfurador
·         Canetinha (preta)
·         Tesoura
·         Copos descartáveis
·         Frutas
·         Verduras
·         Foro de mesa

·         Vídeo; Castelo Rati- bum   (/ratinho tomando banho)
·         Vídeo; Pata ti e Pata ta (Comer ,Comer)
·         Vídeo;
·         Musica; para dançar com as crianças
·         Musica; para o banho
·         Musica
·         Som portátil com entrada USB
·         Caixa Grande
·         Armação de madeira (fantoches)
·         Pen drive
·         CDS
·         DVD
·         Luvas



Desenvolvimento:

1°  encontro: 29/08/2012

·         1 etapa- 07:30 as 08:30: Apresentar por meio de teatro com palhaços, formando um grande circulo no chão com as crianças, o significado e importância da higiene para sua vida. Logo em seguida fazer exposição de produtos básicos e necessários para realização de uma higiene diária. Fazer uma sondagem sobre os conhecimentos prévios que os mesmo tem a respeito do tema, por exemplo: quais desses produtos vocês conhecem? Quais desses produtos vocês usam? Para que serve? Como usar? . Logo em seguida um vídeo sobre banho.

·         2 etapa – 08:30 as 09:30: Montar um ambiente agradável para o banho com musicas e bolhas de sabão. Colocar na porta do banheiro identificação.  No momento do banho utilizar os produtos de higiene relembrando a finalidade dos mesmos. Enquanto isso as outras crianças estarão na outra sala com danças e brincadeiras dirigidas.(-)

·         3 etapa – 09:30 as 10:15 Dividir as crianças em cinco (5) grupos e fazer cartazes com giz de cera sobre os hábitos de higiene aprendidos.
2° Encontro: 05/09/2012

·         1 Etapa -7:30 ás 7:45: Levar as crianças para a escovação e para passar fio dental ao som de musicas sobre higiene bucal.

·         2 Etapa- 7:45 ás 8:30: Confecção de dentinho com garrafa pet. Cada criança terá um dentinho pré-confeccionado. Será utilizado tinta guache e pinceis. O objetivo é que as crianças demonstrem o cuidado que devemos ter com os nossos dentes, por meio da pintura.


·         3 Etapa-8:30 ás 9:30 Montar um ambiente agradável com musicas para o banho(-).

·         4 Etapa-9:30 ás 10:15Fazer uma grande roda para assistir o teatro de fantoches sobre como cuidar dos meus dentinhos. No teatro será utilizado recursos reciclados.

 3° Encontro:12/09/2012

1 Etapa-7:30 ás 7:45:
Relembrar os cuidados que devemos ter com os dentinhos e ir para a escovação.
2 Etapa- 7:45 ás 8:30:
Por meio do desenho em cartazes saber qual frutas as crianças já conhecem. As crianças irão desenhar as frutas que lhe são familiares com tinta guache e pincel no papel craft. Em seguida usando essa atividade (já que as mãozinhas estarão sujas de tintas), ensinar a maneira correta de lavar as mãos e mostrar a importância desse ato antes das refeições.
3 Etapa-8:30 ás 9:30
Prepara;ao para o Baile de Mascaras, com salão de beleza ( hora do banho)
4 Etapa-9:30 ás 9:50
Montar um baile de mascaras na salinha. Cada criança terá uma mascara de fruta. Enquanto a musica(_) toca, as crianças vão identificando as frutas por meio das mascaras.
5 Etapa-9:50 ás 10:15
Fazer 5 grupos e apresentar pequena porções de frutas para as crianças degustarem. Enquanto isso será questionado: que fruta é essa? É azeda ou doce? Qual a cor? Você gostou? . E assim mostrando o que pode ser feito com as frutas como: bolos, vitaminas, sucos, tortas, etc.

4° Encontro:19/09/2012
·         1 Etapa-7:30 ás 7:45: Levar as crianças para a escovação, deixar eles mais autônomos em sua higienização.

·         2 Etapa- 7:45 ás 8:30:Vídeos sobre a alimentação (Patati e Patatá: Comer Comer) retratando a importância das frutas e legumes em nossa vida.

·         3 Etapa-8:30 ás 9:30:Realização do banho, relembrando a importância da higiene do banho e para as crianças.


·         4 Etapa-9:30 ás 940: Brincadeira e danças (resgatando a cantiga de roda).

·         5 Etapa-9:40 ás 10:15 Almoço Nutritivo: será realizado um almoço para as crianças com verduras e legumes. Frisando sua importância para terem uma vida saudável. Será feita a entrega dos kits de higiene (escova de dente, sabonete, creme dental, pente, fio dental, cotonetes), para que as crianças possam dar continuidade em casa ou na creche o que foi aprendido durante todo o projeto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário