Sequência Didática Pré Escola


Sequência Didática
Objetivo geral
·        Integrar as açoes de cuidar e educar favorecendo experiências significativas e  um contexto educativo humanizante na educação infantil
 Objetivos especificos
  • Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado com a higiene;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·        Incentivar bons hábitos de higiene e alimentação;
  • Adotar hábitos de higiene, autocuidado e alimentação saudável, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
  • Adquirir  noções sobre a higiene em nossa vida, conhecendo a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene.
Conteúdos:
·        Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e identidade, autonomia, Português e matemática.
Agrupamento:
·        II Período - 05 anos
Tempo estimado:
·        4 encontros
Recursos:

·        Creme dental Escova de dente
·        Cotonetes
·        Fio dental
·        Perruca

·        Papeis crafit
·        Tinta Guache (branca grande)
·        Pinceis
·        Fita crepe
·        Tesoura

·        3 roupas de palhaço
·        Copias ampliadas

·        Elástico
·        Perfurador
·        Canetinha (preta)
·        Tesoura


·        Copos descartáveis
·        Frutas
·        Verduras
·        Foro de mesa
·        E.V.A
·        Tinta para pintar rosto
·        Aparelho de DVD
·        Televisão
·        T.N.T. (vermelho)
·        Papel Carmem (vermelho)
·        Espeto de churrasco

·        Vídeo; Castelo Rati- bum   (/ratinho tomando banho)
·        Vídeo; Pata ti e Pata ta (Comer ,Comer)
·        Musica; para dançar com as crianças
·        Musica; para o banho
·        Som portátil com entrada USB
·        Caixa Grande
·        Pen drive
·        CDS
·        DVD
·        Luvas


Desenvolvimento:

1° encontro: 17/10/2012
1º etapa: 7:10 ás 7:20
·        Acolhida: Oração: Pai nosso
·        Musica: Eu preciso de você        
·        Historia: Os dentes de grandão o tubarão
2° etapa: 7:20 ás 7:40
·        Apresentar por meio de teatro com palhaços, formando um grande circulo com as carteiras com as crianças, o significado e importância da higiene para sua vida. Logo em seguida fazer exposição de produtos básicos e necessários para realização de uma higiene diária. Fazer uma sondagem sobre os conhecimentos prévios que os mesmo tem a respeito do tema, por exemplo: quais desses produtos vocês conhecem? Quais desses produtos vocês usam? Para que serve? Como usar? . Logo em seguida um vídeo sobre banho.
            3°etapa 7:40 ás 8:10
·        Realizar um bingo da higiene, no qual cada aluno terá uma cartela contendo imagens e nomes de materiais de higiene, trabalhando a leitura e a escrita das palavras.

            4° etapa 8:10 ás 8:20
·        Apresentar um vídeo demonstrando o banho e a escovação de uma forma bem lúdica. Vídeo: Castelo Rati- bum (ratinho tomando banho e escovando os dentes)
            5° etapa 8:20 ás 8:50
·        Jogo da trilha numérica desenhar no papel crafit uma trilha numérica até o numeral 50, os alunos deverão jogar um dado e de acordo com o dado eles poderão avançar as casas , assim contendo imagens e palavras relacionadas a higiene vence quem chegar primeiro. No qual os alunos possam aprender sobre os numerais e sobre a higiene.
            6° etapa 8:50 ás 9:30
·        Pausa para o lanche e para o recreio
              7° etapa 9:30 ás 10:00
·         Levar as crianças para a escovação e para passar fio dental ao som de musicas sobre higiene bucal.

2º encontro: 24/10/2012
1º etapa: 7:10 ás 7:20
·        Acolhida: Oração: Pai nosso
·        Musica: Bom dia coleguinha / O sapo não lava o pé
·        Historia relacionada com o tema do dia: Cheré,o jacaré de chulé
2° etapa: 7:20 ás 8:00
·        Realizar um caça palavras gigante, o mesmo será posicionado no quadro, no qual cada aluno poderá ir até o caça palavras para encontrar palavras e á destacando com canetinha. Dessa forma podemos trabalhar as silabas e as palavras.
            3°etapa 8:00 ás 8:15
·        Fazer uma grande roda para assistir o teatro de fantoches sobre como cuidar dos meus dentinhos. No teatro será utilizado recursos reciclados. E em seguida os alunos poderão recontar a historia e o que entenderão.

            4° etapa 8:5 ás 9:00
·        Os alunos serão divididos em quatro grupos e irão confeccionar uns cartazes onde eles vão colar hábitos saudáveis para nossa vida e os que não são saudáveis. Vamos trabalhar as imagens, os nomes e os hábitos de higiene.
            5° etapa 9:00 ás 9:30
·        Pausa para o lanche e para o recreio
            6° etapa 9:30 ás 10:00
·        Levar as crianças para a escovação e para passar fio dental ao som de musicas sobre higiene bucal.

3º encontro: 31/10/2012
1º etapa: 7:10 ás 7:20
·        Acolhida: Oração: Pai nosso
·        Musica: Sabão
·        Historia relacionada com o tema do dia:
2° etapa: 7:20 ás 7:40
·        Os alunos serão agrupados  em trios onde eles terão de montar quebras cabeças com imagens de frutas. Será trabalhado o raciocínio e a cooperação dos mesmos.
3° etapa: 7:40 ás 8:10
·        Será montado na sala um mini mercadinho, no qual será colocado frutas com os nomes e será distribuídos dinheiro sem valor  para que as crianças possam comprar e vender as mercadorias
4° etapa: 8:10 ás 9:00
·        Piquenique será apresentado às crianças porções de frutas para degustarem. Enquanto isso será questionado: que fruta é essa? É azeda ou doce? Qual a cor? Você gostou? E cada criança terá uma mascara de fruta as crianças vão identificando as frutas por meio das mascaras.
5° etapa: 9:00 ás 9:30
·        Pausa para o lanche e para o recreio
6° etapa: 9:30 ás 10:00
·        Levar as crianças para a escovação e para passar fio dental ao som de musicas sobre higiene bucal.

4º encontro: 07/11/2012
1º etapa: 7:10 ás 7:20
Acolhida: Oração: Pai nosso
 Musica:   Tomatinho   
Historia: Alimentos Sadios
2° etapa:7:20 ás 7:35
·        Será realizada uma sondagem sobre a importância da alimentação com frutas
·        Fazer uma grande roda para assistir o teatro das frutas que será uma dramatização mostrando a importância de cada uma.
3° etapa:7:35 ás 8:00
·        Será entregue para os alunos palavras embaralhadas no qual eles deverão formar a palavra correta. Será trabalhado as sílabas, palavras e a leitura.
4° etapa:8:00 ás 8:30
·        Realizaremos vários problemas relacionados com a alimentação, a sala será dividida em meninos e meninas quem dos alunos que souberem as repostas deverá ir ao quadro para responder. Vence o grupo que acertar mais problemas. Será trabalhado as palavras e os numerais e o trabalho em grupo.
5° etapa:8:30 ás 9:10
·        Lanche legal e confraternização. Neste dia a sala será toda bem arrumada , levaremos sanduíches naturais com carinhas divertidas que será distribuído para todos os alunos da sala . Frisando sua importância para terem uma vida saudável. Será feita a entrega dos kits de higiene (escova de dente, , creme dental,  fio dental, cotonetes), para que as crianças possam dar continuidade em casa o que foi aprendido durante todo o projeto.
6° etapa: 9:10 ás 9:30
·        Pausa para o recreio
7° etapa:9:30 ás 10:00
·        Levar as crianças para a escovação, deixar eles mais autônomos em sua higienização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário